segunda-feira, 30 de abril de 2018

Sites de Imóveis


Está vindo para a Itália a passeio, para morar ou reconhecer a cidadania e não sabe aonde encontrar um imóvel?
Esta é a pergunta que muitas pessoas me fazem e a resposta certa é pesquise muito, entre em vários grupos e vários sites, mas principalmente caminhe muito, gire todas as imobiliárias da cidade, bata nas casas, deixe recadinho na campainha, comunique no bar, troque uma ideia na praça..mas não desista.
Quando não temos trabalho fixo fica muito difícil alugar um imóvel e na Itália não é diferente, o proprietário quer a garantia do pagamento. Além disso, a maioria só quer alugar para pessoas referenciadas e com indicações, mas sempre se pode conversar, pagar adiantado, criar uma relação que te permita que essa prática seja mais fácil.
Vou deixar algumas dicas de sites que englobam imobiliárias e de proprietários que alugam diretamente. Todos estes sites também possuem aplicativos para celular e podem te dar avisos quando surgem novidades.
E assim vamos descobrindo a Itália todos juntos a cada dia :)


Em Mantova acesse a página da Mantova Affitta.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Trens


Andar de trem na Itália exige um pouco de pesquisa e paciência, mas é uma delícia, além da comodidade de chegar sempre em áreas centrais. 
A primeira coisa a saber é que os trens se dividem em regionais e de alta velocidade. Nos primeiros a tarifa é sempre fixa em base a quilometragem, já os trens rápidos tem o custo variável como uma passagem de avião.
Na verdade este assunto pode e vai render muitos artigos, mas o importante agora é saber como pesquisar, comprar e utilizar este meio de transporte.
Nem todas as estações possuem pessoas atendendo, algumas tem máquinas e outras podem estar desertas. Neste caso procure um bar ou "edicola" até 300 metros e evite pagar sobretaxas diretamente nos trens. Outra opção é o aplicativo da empresa nacional.
Depois de comprar o bilhete, NÃO ESQUEÇA de validar nas máquinas amarelas. Caso não faça isso, infelizmente pode ser multado.
O pior dos problemas na minha opinião é você enxergar apenas o nome do destino final e ele nem sempre é o lugar que você quer chegar.
Então pesquise e fique atento ao tempo e as paradas.

Agora curta a sua viagem e desça logo, quando for seu destino!




segunda-feira, 16 de abril de 2018

Sacos Plásticos


Antes de eu sair do Brasil existiam projetos de cobrar pelos sacos plásticos nos supermercados, mas acredito que a moda ainda não pegou.
Para quem chega na Itália com certeza é um choque de cultura pagar de 5 à 20 centavos uma sacolinha plástica ou de papel ou ainda de 80 centavos à 2 euros uma bolsa mais reforçada para fazer as compras. Mas os italianos estão tão habituados que já carregam as suas consigo exatamente para não gastar.
Pode parecer pouco, uma moedinha.. mas no final das contas é seu sorvete da semana :)
E para completar desde janeiro deste ano quando você compra frutas e verduras é obrigado a pagar pelo saquinho plástico biodegradável de pesar os alimentos e não pode trazer este de casa.
No início parece estranho, mas depois acostuma e o bolso e o meio ambiente agradecem!

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ônibus Interurbano


Quem precisa se locomover para outras cidades da "provincia" que não são servidas pela linha de trem, pode utilizar os ônibus interurbanos.
A tarifa é calculada em base a quilometragem e os bilhetes variam por faixas.
Existem máquinas eletrônicas nas principais paradas para adquirir a passagem ou ainda é possível comprar na  "tabaccheria (T)" e em pontos autorizados.
Caso ao subir no ônibus ainda não tenha o bilhete deverá pagar um adicional.
E não esqueça de validar ao entrar...

Em Mantova é possível planejar a viagem no site da Apam.

Foto: Gazzetta di Mantova

terça-feira, 3 de abril de 2018

Autoleitura


Comece a se acostumar em anotar o registro dos seus contadores de água e gás. Esse simples ato vai fazer você organizar as suas finanças e não ter sustos nas contas da casa.
Em Mantova a água é paga trimestralmente e a empresa que administra o sistema cobra de forma estimada, a não ser que você informe a leitura do contador a cada período. 
O mesmo acontece com o gás que usamos para o fogão, mas também para o aquecimento da água e da casa. Neste caso o pagamento é bimestral e no inverno o valor costuma ser bem alto por causa do frio.
Na fatura é informado o dia que você pode comunicar a marcação, que pode ser feita por telefone, mensagem de celular ou pelo site da companhia.
Caso você não comunique na data solicitada será cobrada a diferença nas próximas contas.